O ROI, sigla para retorno sobre investimento, é uma ferramenta fundamental para seu trabalho com uma empresa, principalmente para identificar a lucratividade dela em diferentes momentos do trabalho.
O trabalho com muitas vezes requer a montagem de um evento, uma maneira de apresentar novos conteúdos enquanto faz networking para identificar as ações da concorrência e encontrar novos talentos para sua empresa.
Quando você cria um evento, existem diversas ações que devem ser levadas em conta, principalmente com relação aos objetivos que sua companhia possuía quando a ideia foi iniciada.
Entretanto, depois de o evento terminar, é a hora de identificar os pontos que deram certo e geraram o resultado que você estava esperando, o que acontece quando você calcula o ROI do evento.
Isso porque esse cálculo estrutura o quanto está sendo ganho financeiramente para a empresa com esse tipo de investimento, possibilitando um interesse maior no que pode ser realizado.
Por isso, é muito interessante para uma empresa criar um evento com o qual possa explorar suas possibilidades com relação a negociações, entendendo o quanto o mercado está interessado no que ela tem a dizer.
Normalmente, o ROI é aplicado em campanhas de marketing, embora ele possa ser trabalhado em diversas outras áreas de uma companhia, como:
- Retenção de clientes;
- Treinamentos e desenvolvimento de profissionais;
- Qualificação de leads;
- Eventos corporativos.
Os eventos em particular podem ser muito beneficiados desse tipo de estratégia, ajudando a companhia a entender os detalhes que precisam ser levados em conta para garantir sucesso em suas interações.
O cálculo do ROI para eventos é um elemento fundamental para otimizar essa estrutura de avaliação, permitindo que a empresa tenha muito mais capacidade de mensurar os projetos com os quais está lidando.
O ROI de um evento inclui todo o lucro conquistado dessa atividade, desde a venda de ingressos até os produtos que foram negociados durante o evento. Esse cálculo é feito com base nos gastos de produção e organização do evento.
Para uma empresa o evento pode ser uma ótima maneira de dialogar com potenciais parceiros e patrocinadores, garantindo um impacto ainda maior nesse tipo de ação.
Existem diversos aspectos a serem considerados no cálculo de ROI de um evento, o que inclui todos os custos da operação e até mesmo a definição de objetivos, que é realizada na etapa inicial desse processo.
Para um evento que deseja esgotar seus ingressos, a bilheteria pode ser um importante fator a se considerar. Entretanto, em eventos de networking e de abertura de possibilidades, o foco é outro completamente diferente.
Por que fazer esse cálculo?
Muitos empreendedores não entendem a importância de calcular o ROI de um evento, principalmente aqueles cuja área não faz parte de suas estratégias iniciais, e fazem essas atividades apenas como um meio para um fim nas vendas de Semi joias.
Entretanto, eventos de qualquer porte normalmente incluem parceiros, e em alguns casos até mesmo patrocinadores, que desejam um retorno imediato de seu investimento e entender o impacto que o evento trouxe para a sociedade.
Por isso, manter algumas métricas de resultados é muito importante para elaborar um relatório funcional para essas pessoas, além de uma compreensão maior do quão bem sucedido foi seu evento.
Caso esse tipo de atividade continue a acontecer, o ROI se torna um argumento de negociação para apresentar a novos patrocinadores e para fechar novas parcerias. Isso porque a lucratividade é um ótimo argumento de vendas.
Empreendedores que percebem os benefícios de trabalhar com seu evento podem se tornar muito mais propensos a investir na produção do material que você está tentando criar, trabalhando de forma mais próxima à empresa.
Sem uma métrica de controle, o evento corporativo fica preso a uma realidade da qual nem sempre está gerando um bom retorno para a empresa, principalmente porque não há um caminho de evolução a se seguir.
Por outro lado, com o conhecimento adequado, você consegue usar os eventos corporativos como uma verdadeira ferramenta de ampliação da empresa de trabalhando para conquistar um resultado ainda melhor para esse tipo de ação.
Por isso, entender a melhor maneira de trabalhar a avaliação de um evento pode ser um grande diferencial para sua companhia, possibilitando uma estrutura mais adequada para atingir os objetivos estipulados para o evento.
Ferramentas de medição de ROI
Agora que você conhece um pouco mais sobre o ROI em eventos, é o momento de identificar algumas das principais ferramentas para auxiliá-lo a encontrar as respostas que você está procurando com estes recursos.
É importante pensar que cada evento é único, e as variações nos objetivos e mesmo na execução do evento podem impactar diretamente a maneira como você o avalia em primeiro lugar.
Por isso, é fundamental que você adapte essas informações à realidade de seu evento para conseguir uma estrutura mais adequada de trabalho e entenda o potencial de otimização que você consegue com um bom ROI para sua empresa de.
Coletor de dados
Essa não é uma ferramenta nova, uma vez que é utilizada por muitos profissionais de marketing para identificar o ROI de suas ações, aos poucos os coletores estão começando a ganhar mais destaque na área de eventos.
Isso porque a ferramenta é uma ótima maneira de perceber detalhes importantes sobre a execução do evento e sobre o interesse que o público possui nesse tipo de interação.
Apesar de ter iniciado como um aliado do processo logístico, hoje os coletores de dados são ferramentas muito versáteis, que garantem uma estrutura funcional para lidar com esse tipo de atividade.
Hoje, existem plataformas especializadas em eventos, que fazem uma integração maior com as outras ferramentas de gestão e controle dessas atividades em sua empresa de, oferecendo informações de qualidade constantemente.
A tecnologia também evoluiu a ponto de oferecer respostas em tempo real, dando muito mais assertividade para os empreendedores que desejam trabalhar com esse tipo de ferramenta.
Com o conhecimento adequado e informações precisas oferecidas pelos coletores, você pode fazer ajustes durante o evento para reverter uma situação negativa e acabar aumentando ainda mais o ROI do evento com esse tipo de solução.
Plataformas de divulgação
Conforme as pessoas ficam mais conectadas, novas plataformas de interação surgem no mercado, possibilitando que as empresas apresentem material de qualidade e aproveitem esses recursos de forma funcional.
Algumas plataformas específicas para eventos foram criadas, e podem ter um impacto muito relevante no tipo de trabalho que você está fazendo com estes recursos. Em primeiro lugar, é fundamental entender a importância do evento em questão.
As plataformas de divulgação coletam dados desde o início da publicidade do evento, mantendo esse controle até mesmo depois que ele acaba, gerando informações precisas sobre uma série de assuntos, principalmente sobre o ROI.
Para aumentar o ROI de seu evento, é preciso que você faça uma divulgação de qualidade, o que pode ser realizado através de uma divulgação mais assertiva dentro de suas possibilidades para vender Sistema de ERP.
As divulgações digitais têm ganhado muito espaço no mercado, em grande parte por conta do tempo que o usuário médio fica na internet. Por isso, trabalhar com esses recursos é essencial para você aumentar seu ROI.
As redes sociais são uma ótima maneira de divulgar seu evento, uma vez que todos os dias milhões de usuários acessam essas plataformas em busca de novidades e atividades que podem realizar para melhorar ainda mais esse conceito.
Aplicativos de eventos
Um dos principais meios de comunicação da atualidade é o smartphone. Essa ferramenta digital tem ganhado cada vez mais atenção do público, tornando-se extremamente popular.
Hoje, a maioria das pessoas possui pelo menos um smartphone em sua casa e utiliza boa parte de seu tempo conectado à internet com esse tipo de dispositivo, que torna ainda mais simples sua utilização.
Os aplicativos são utilitários baixados no smartphone para fazerem uma série de atividades. Quando você utiliza um aplicativo de eventos, pode ter acesso rápido e prático a estes elementos, com um simples clique no celular.
Considerações finais
O retorno sobre investimento é uma métrica muito relevante para uma série de ações que sua empresa tomará no futuro. Por isso, é importante acompanhar esse processo e identificar as mudanças que são necessárias para a empresa.
Isso porque a produção de eventos demanda uma série de particularidades que devem ser levadas em consideração, criando um ambiente muito melhor para o potencial trabalho que o futuro pode reservar.