IR
Posted inGeral

Dicas para uma obra mais barata

Quando uma pessoa escolhe fazer uma obra em sua residência, é importante se atentar a uma série de fatores, principalmente do ponto de vista financeiro, uma vez que uma pequena reforma pode acabar saindo muito caro.

Seja pela necessidade de um porta paletes ou para ampliar a residência, é importante ter atenção nesse momento para conseguir um bom resultado sem aumentar muito seus custos para esse tipo de operação.

Por isso, é importante um bom planejamento para você se adaptar, e observar itens que podem ajudar a tornar esse processo mais em conta, diminuindo o impacto que essa obra gera em seu orçamento.

Seja para organizar um ambiente de seu cômodo ou para começar do zero uma casa, essas dicas ajudam a entender melhor tudo o que você pode fazer para diminuir cada vez mais os custos em uma obra.

Vale lembrar que cada pessoa tem suas próprias particularidades e desejos, o que impacta diretamente no tipo de reforma que está sendo realizada. Por isso, é importante saber o que você deseja utilizar com esses recursos.

Dessa maneira, você consegue adaptar esse tipo de ação para sua realidade, economizando sem perder qualidade nos materiais e nos profissionais envolvidos nesse processo.

Além disso, é importante verificar se é necessário instalar itens de segurança, como um detector de fumaça, para tornar o imóvel ainda melhor do que antes da reforma ou da obra como um todo.

Assim, você consegue trabalhar com muito mais efetividade, fazendo obras complexas sem estourar sua verba e possibilitando que você organize diversos cômodos da casa, como:

  • Jardins;
  • Garagem;
  • Quartos;
  • Ambientes externos.

A construção de uma casa fica muito mais confortável quando você sabe onde e quando economizar, e quando é preciso gastar um pouco a mais para conseguir fazer a obra do jeito que deseja.

Arquiteto profissional

Para uma obra, sobretudo aquelas que iniciam um imóvel do chão, a contratação de profissionais qualificados é uma das principais maneiras de economizar, apesar de isso não parecer à primeira vista.

O valor gasto com a contratação dos serviços de um arquiteto não é o mais baixo, mas ele é fundamental para economizar em uma série de outros elementos, como materiais e mão de obra.

Um bom arquiteto sabe onde procurar itens de qualidade para fazer a obra de forma menos custosa, e o investimento acabará se pagando rapidamente, além de você contar com um profissional que se responsabiliza pela estrutura sendo levantada.

Além disso, esse profissional saberá encontrar itens que você deseja para o design do imóvel, como um puxador para porta de vidro.

Por isso, é muito importante pensar na figura do arquiteto, e não abrir mão desse profissional em sua obra, para garantir mais qualidade e tranquilizar os proprietários de que alguém que sabe o que está fazendo fica à frente da obra.

Materiais de qualidade

Os materiais usados em uma obra são parte fundamental da qualidade desse tipo de serviço, por isso, é importante fazer uma boa pesquisa para escolher o melhor tipo de produto para seu ambiente.

Embora muitas revistas e sites especializados ofereçam opções de acabamento fino, com um custo elevado, ele nem sempre é a melhor ou mesmo a única opção para suas vendas.

A verdade é que alguns materiais possuem a mesma qualidade, mas possuem um preço mais em conta. O acabamento de concreto ou mesmo de tijolo, dependendo do ambiente que você está querendo criar, é perfeito e muito mais barato.

Por isso, é muito importante pensar em que tipo de material você utilizará em sua obra, conseguindo economizar muito com estes itens sem perder a qualidade da obra como um todo.

Por isso, quando você estiver procurando por toldos motorizados, é fundamental procurar itens de qualidade para esse tipo de ação.

Elementos artesanais

Uma tendência que tem ganhado muito espaço no mercado da decoração e design é a utilização de elementos artesanais na estrutura do imóvel. Esse tipo de escolha torna o ambiente mais orgânico e diferenciado.

Além disso, elementos artesanais costumam ser bem mais em conta do que outros acabamentos, o que torna esse tipo de escolha ótima para os bolsos, mantendo ainda a casa convidativa.

Para quem deseja um ambiente mais aconchegante e confortável, esse tipo de escolha pode ser a ideal, ampliando a versatilidade que a obra pode ter quando finalizada.

Compra em lote

Se você pretende fazer uma obra grande, ou se conhece outras pessoas que estão fazendo o mesmo tipo de obra em outros locais, a compra em lote pode ser uma ótima maneira de economizar e garantir um bom material.

Isso porque muitas empresas acabam optando por oferecer descontos e preços promocionais para grandes quantidades, o que pode ser uma ótima maneira de economizar ao comprar moldura de isopor para teto.

Além disso, é importante que os cálculos da compra em uma obra sempre sejam além do planejado, calculando o risco de peças quebrem ou virem com defeito. Assim, você se previne de complicações durante a execução do trabalho.

DIY

O termo DIY, ou Do It Yourself, tem virado tendência no trabalho com obras e decoração. Trata-se de aproveitar suas próprias habilidades e conhecimentos para realizar parte do trabalho.

Isso não elimina a necessidade de profissionais para a obra, mas pode reduzir muito os custos quando você se dispõe a fazer parte do trabalho, principalmente aquele que é possível realizar com os conhecimentos que você possui.

Algumas pessoas aproveitam e tornam essa ocasião uma reunião social, chamando amigos para fazer um churrasco e aproveitar para modificar alguma parte da estrutura da obra, como pintura ou outros serviços.

Proteção dos materiais

Os materiais usados durante uma obra muitas vezes tem que ser colocados em ambientes onde ficam expostos, o que pode acabar fazendo com que eles percam a qualidade ou sejam prejudicados de alguma forma.

Sempre que esse for o caso, você deve pensar em maneiras de proteger esses materiais e evitar sua deterioração, seja através do isolamento térmico, impermeabilização ou outros recursos disponíveis, como um aluguel de galpão de lona.

Dessa forma, você consegue manter a estrutura e a qualidade do material, evitando o desgaste e a necessidade de substituição, ou ainda manutenções futuras que podem gerar gastos muito maiores.

Mão de obra qualificada

A contratação de profissionais de qualidade é um dos itens que faz com que a obra fique mais barata. Ainda que você gaste um pouco mais com o custo de contratação desses profissionais, é importante pensar em outras economias.

Um bom profissional da construção civil sabe economizar o material usado pelo trabalho, além de conseguir reduzir o tempo da obra e trabalhar com efetividade, sem deixar complicações para depois do término da obra.

Uma boa maneira de conseguir o contato destes profissionais é conversando com pessoas cujas obras você gostou, e pedindo recomendações dos profissionais envolvidos com esse tipo de ação na utilização de uma talha manual.

Estrutura básica

Uma boa maneira de economizar em sua obra é investir na parte de cimento e estrutura do imóvel, garantindo uma construção sólida e duradoura. O revestimento, ainda que seja um item importante, é secundário.

Se o seu orçamento estiver limitado, o ideal é garantir que as bases do imóvel sejam bem construídas e garantir mais segurança para esse local.

Assim, você consegue controlar melhor os gastos da companhia, trabalhando com elementos importantes para esse tipo de ação e permitindo que o imóvel tenha qualidade em sua base.

Pré-fabricadas

As casas pré-fabricadas são uma excelente opção para poupar dinheiro, e também para economizar o tempo de sua obra. Estes imóveis são fabricados muitas vezes em módulos, que são levados ao terreno para a montagem.

Por estarem praticamente prontos, é muito mais fácil colocar o imóvel no local, organizando todos os elementos da casa pré-fabricada para conseguir aproveitar melhor esse modelo usando um misturador de tinta para o acabamento.

Existem algumas casas pré-fabricadas com preços bem em conta, o que ajuda pessoas que têm algum tipo de restrição orçamentária ou que estão tentando fazer o melhor com menos capital possível para esse tipo de situação.

Considerações finais

Uma obra pode ser um gasto e tanto se você não estiver preparado, mas com os caminhos certos, é possível economizar consideravelmente nesse tipo de processo.

Por conta disso, é muito importante que você esteja pronto para lidar com essas questões de forma inteligente, e consiga estruturar melhor a maneira como utiliza estes recursos a seu favor.

Assim, sua obra acaba saindo muito mais em conta e permite que você tenha mais tranquilidade ao realizá-la.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

compartilhar: