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Estratégias para melhorar a comunicação oral e escrita

A comunicação oral e escrita são habilidades imprescindíveis para quem quer se dar bem nos estudos, nos negócios e nos relacionamentos. Ou seja, Estratégias para melhorar a comunicação oral e escrita serve para todos os âmbitos da vida. Afinal, quem se comunica bem, alcança lugares que a média não alcança. 

Caso tenha dificuldade para se comunicar, seja na faculdade ou no trabalho em uma empresa de automatização de persianas, por exemplo, não se preocupe, que existem estratégias e soluções para melhorar essas questões. 

Portanto, se quer saber como pode melhorar a sua comunicação oral e escrita, mesmo com certa dificuldade, confira as dicas e estratégias que iremos abordar ao longo deste artigo!

O que é comunicação

Antes de mais nada, vamos entender o que de fato é comunicação. O termo tem sua origem no latim, cujo significado mais adequado e próximo é “compartilhar entre todos” ou “criar em comum”. 

Portanto, em essência, a troca de informações é a mais alta definição do que significa comunicar; isso inclui:

  • Pensamentos; 
  • Conceitos abstratos; 
  • Comportamentos e gestos; 
  • Conteúdo escrito. 

Em outras palavras, a comunicação é a transferência de informações de um ponto para outro de várias maneiras. Portanto, seja um título escrito em uma impressão de livros capa dura, ou o modo de se comportar em ambientes, tudo é comunicação. 

Estratégias para melhorar a comunicação oral e escrita

Qual a importância da comunicação?

Como mencionado bem no início deste artigo, desenvolver habilidades de comunicação eficazes pode ajudar em todos os aspectos da vida, seja profissional ou pessoal.

Digamos que esteja procurando emprego ou queira um cargo superior ao que trabalhava. Independentemente se for em uma empresa fabricante multinacional de pisos para academia, ou em uma agência de turismo, é indispensável dominar as habilidades de comunicação.

Pois elas podem de fato ser o elemento que determina se será uma pessoa de sucesso ou não.Conforme progride em sua carreira, a comunicação se torna cada vez mais importante.

Principalmente porque habilidades como saber quando falar, ouvir e fazer perguntas, bem como a capacidade de escrever de forma concisa e direta, são qualidades essenciais para líderes e gerentes. 

Por exemplo, para trabalhar como gerente no setor de logística de uma empresa, é importante saber quanto custa o tubo de papelão onde comprar e saber conversar bem com os fornecedores, a fim de garantir preços mais em conta e aumentar os lucros. 

Ou seja, ser um comunicador é essencial para a construção de um network grande e duradouro. Quando se trata de sua vida pessoal, saber se comunicar de forma eficaz ajuda a melhorar qualquer relacionamento. 

Isso porque, a maioria das brigas e conflitos pessoais acontecem por causa de um erro de comunicação. A capacidade de ouvir, entender e desenvolver empatia pelos sentimentos alheios são grandes aliados de uma boa comunicação.

Como melhorar habilidades de comunicação?

Você já percebeu que a comunicação é uma das habilidades essenciais na trajetória de muitas profissões. 

Caso a comunicação não seja o seu forte, mas você já compreendeu a importância dela para seu desenvolvimento em várias questões, principalmente profissional, confira as dicas abaixo que irão ajudar a melhorar sua comunicação escrita e falada.

Seja simples e objetivo

É comum que as pessoas que não desenvolvem a habilidade de se comunicar tentem fazê-lo usando palavras e expressões sofisticadas, seja na fala ou na escrita. No entanto, não é necessário sobrecarregar com esses termos em sua comunicação. 

Concentre-se em deixar sua mensagem clara, mesmo que seja necessário usar termos técnicos em uma empresa de filtro multimídia, por exemplo, seja claro ao abordar os termos e sempre com objetividade. 

Nesse sentido, as palavras rebuscadas não são necessárias e só são permitidas se tiver um domínio muito bom delas, caso contrário, não será nada bonito e ficará forçado.

Estruture o que você quer expressar

Estruturar bem o que quer comunicar é essencial. Esse princípio também se aplica à comunicação escrita. Caso tenha várias ideias para comunicar, liste-as em um documento ou papel separado. 

Veja se está realmente comunicando cada ideia adequadamente ou se algumas são mais importantes que outras. 

Por exemplo, se for um técnico de pintura automotiva e quer falar detalhes sobre preço reboque para carros, estruture os valores médios em cada região do país, por exemplo. 

O importante é que faça um pequeno esboço do texto. Isso permite priorizar o conteúdo da mensagem e comunicar o que você quer dizer de maneira mais clara e eficaz.

Evite clichês e gírias

Usar palavras rebuscadas sem entendê-las e sem conexão são um tiro no pé na comunicação, os clichês e  gírias também são. 

Caso queira falar bem, escrever bem, sejam bons e-mails, relatórios, etc, preste atenção na linguagem utilizada e evite clichês e gírias. 

A boa comunicação previne expressões exageradas que deixam a linguagem pobre e não dão valor para a informação. 

Cultive empatia

A empatia é, sem dúvida, um tema muito debatido no mundo de hoje. A aplicação dessa característica permite que guie seu comportamento de maneira mais atenciosa com as outras pessoas, e claro, se comunique de forma mais assertiva. 

Colocar-se no lugar da outra pessoa é um ótimo exercício para alcançar uma boa comunicação tanto pessoal como profissional.

Seja objetivo em sua comunicação

A objetividade é muito importante na comunicação, independentemente da forma de se comunicar, ou mesmo que precise explicar mecanismos e conceitos mais técnicos, como por exemplo, o funcionamento de linha de vida escada marinheiro

Muitos conflitos surgem da dificuldade de ser objetivo. No entanto, é importante dizer diretamente o que é necessário e focar na busca de uma solução. Afinal, ser objetivo é uma forma de demonstrar profissionalismo. 

Aprenda a ouvir

Um dos maiores problemas na comunicação pessoal é que as pessoas estão muito interessadas no que elas têm a dizer, mas não estão prontas para ouvir. 

Pense em quantas situações difíceis já viveu com amigos, colegas ou familiares por causa da dificuldade de ouvir e ser ouvido.

Abrir-se e ouvir os outros significa, na verdade, ser capaz de pensar sobre o que eles estão dizendo a você – e resistir ao impulso de reagir rapidamente. 

Tenha cuidado para não entrar no modo defensivo e fechar sua mente para o que está sendo dito. Este hábito pode ser particularmente prejudicial no local de trabalho.

Ajuste seu tom de voz

Caso uma das suas metas seja aprender a melhorar a comunicação pessoal, você precisa ficar atento ao seu tom de voz. 

É difícil controlar nossas reações emocionais em momentos diferentes e o tom de voz transparece muito. Mesmo que tente se comunicar bem, pode demonstrar irritação ou ironia sem perceber.

A escolha cuidadosa das palavras pode não surtir efeito se o tom em que fala for desrespeitoso. Portanto, esteja ciente de suas emoções ao se comunicar. 

Preste atenção à linguagem não verbal

Não é apenas o tom de voz que comunica seus sentimentos além das palavras. A linguagem corporal também fala muito. Seu corpo pode mostrar desinteresse, falta de paciência, entre outras emoções que impedem uma boa comunicação pessoal.

Por isso, vale a pena estudar um pouco sobre a linguagem não verbal para aprender a entender e dominar as posições comunicativas.

Ao se comunicar interpessoalmente no local de trabalho, preste muita atenção às expressões faciais e corporais – evite, por exemplo, uma expressão rígida e raivosa. Falar e agir com calma ajuda muito no desafio da comunicação.

Planeje o que você vai dizer

Nem sempre temos coisas simples para conversar com nossos colegas de empresa, não é mesmo? 

No cotidiano profissional, também é preciso criticar construtivamente, pedir ajuda adicional, discutir um assunto importante, etc. Por isso, planejar o que será discutido é uma das dicas para melhorar a comunicação.

Quando se encontra em uma situação complicada no trabalho, vale a pena pensar sobre isso e pensar sobre o que você diz. 

Assim, fica mais fácil controlar as emoções, escolher bem as palavras e ser objetivo ao se reunir com colegas ou superiores para desvendar o problema. Esta é uma das precauções básicas em redes profissionais.

Não “seja dono da verdade”

Uma atitude de arrogância é um dos piores comportamentos que alguém pode ter ao tentar interagir com outras pessoas. Afasta os ouvintes e leitores. Afinal, quem iria querer conversar ou ler algo de alguém que sempre acha que está certo?

Por isso, uma de nossas dicas para melhorar a comunicação é mostrar humildade. Esteja aberto para questionar suas suposições e considere todas as opiniões.

Pratique a Comunicação Não-Violenta (CNV)

Em seu livro sobre comunicação não violenta, Rosenberg define esse termo como uma abordagem de comunicação que inclui habilidades de falar e ouvir que levam os indivíduos a se entregarem de coração, permitindo a conexão ampla 

Em relação ao termo Não-Violento, o psicólogo usa a definição de Gandhi, referindo-se ao estado compassivo natural que surge quando a violência é removida do coração.

Essa técnica é baseada em habilidades de linguagem e comunicação que ajudam a reformular a maneira como todos falam e ouvem os outros. A proposta assenta em vários princípios básicos:

  • Separação do que é fato e o que é julgamento;
  • Identificação de emoções negativas;
  • Percepções de necessidades;
  • Combinações de soluções.

Usando a comunicação não violenta, é possível julgar seu público, ou com quem estiver se comunicando e focar na comunicação empática. 

Não há dúvida de que aprender a melhorar sua comunicação é muito útil para o sucesso de sua carreira, independente se for gerente de vendas de filtro para tratamento de água de poço artesiano em uma empresa de engenharia sanitária ou professor universitário. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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