Posted inGeral / Negócios / Tecnologia

Martechs e fintechs: o que é e como funciona

Quem busca estar dentro do universo do empreendedorismo com certeza percebeu o boom de startups na última década. Junto a elas, algumas categorias surgiram, como as martechs e fintechs, ganhando uma proporção e relevância única diante do mercado.

As martechs e fintechs unem características importantíssimas diante da sua aplicação, reunindo mídia, tecnologia, publicidade e até mesmo marketing, mostrando o quanto sua aplicação é um movimento necessário diante do momento em que vivemos.

Sendo assim, para você que está iniciando com a sua empresa de válvulas rotativas ou até mesmo para quem busca começar no mercado, saber a diferença e importância entre as martechs e fintechs é o que possibilita um crescimento e integração entre elas.

Ou seja, ao conhecer a finalidade de ambos os termos e a sua aplicação, cada vez mais se torna possível a identificação de oportunidades mais vantajosas para aproveitar em sua empresa, gerando sucesso e o máximo de evolução.

Por isso, se você ainda tem dúvidas em relação às marteks e fintechs, saiba que elas são um futuro em relação ao mundo corporativo, e conhecer as suas funcionalidades e características é um passo totalmente necessário.

Afinal de contas, diferenciar essas áreas e saber realizar uma integração entre elas é dar um passo rumo ao futuro e de fato se diferenciar e impactar o mercado através de cada momento.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre as martechs e fintechs, evidenciando a significação de ambos os termos, os seus benefícios, como elas funcionam, sua importância diante do mercado e a diferenciação entre elas.

O que é uma martech?

As martechs se caracterizam como os modelos de negócios que são voltadas para a otimização de processos de marketing, sendo um dos principais responsáveis pela comunicação e propagação da sua empresa.

Ou seja, através dos softwares, plataformas e toda a automação, esse modelo de negócio tem demonstrado sua força diante do mundo digital em que atualmente vivemos.

Além do mais, com a quantidade de dados disponíveis crescendo constantemente, para saber usá-los de uma forma eficaz e com sabedoria é necessário ter os profissionais e sistemas que saibam interpretá-lo.

Por isso, através da utilização e aplicação das martechs é possível escalar uma série de processos de uma só vez, tendo um ótimo custo-benefício e conseguindo de fato atribuir um destaque sem realizar gastos gigantescos.

Sendo assim, fica claro que para que a sua empresa de acoplamento de engrenagem tenha sucesso, estar por dentro das martechs e dos seus recursos é uma ação necessária e que tende a garantir a evolução e sucesso ao seu negócio.

O que é uma fintech?

As fintechs, por sua vez, se caracterizam como os modelos de negócio voltados ao mercado financeiro, e as empresas que trazem soluções inovadoras ao ser comparadas com os serviços tradicionais.

Dessa forma, o principal diferencial em relação às fintechs de outros modelos de negócio está associado às tão conhecidas e famosas digitalizações de transações monetárias.

Ou seja, se hoje conseguimos comprar um termopar tipo j e realizar o pagamento via PIX, isso só acontece devido às fintechs e os recursos que essa digitalização tem promovido.

Além do mais, com a evolução dos smartphones, esses modelos de negócio viram através dos aplicativos a oportunidade certa para oferecer soluções financeiras e o máximo de praticidade em relação a esse universo e as transações bancárias.

Com isso, a praticidade de ter o controle da sua conta bancária em questão de segundos, fez com que boa parte da população trocassem as conhecidas agências bancárias pelos bancos digitais.

Vale ressaltar também, que devido ao baixo custo de manutenção, as fintechs conseguem oferecer cartões sem anuidade, transações monetárias e outras vantagens que são incríveis tanto para pessoas físicas como para sua empresa extrusora de plástico.

Quais os benefícios de investir nas martechs?

Para que você entenda os benefícios em relação às martechs, segundo o Google, em 2019 houve mais de 2,5 bilhões de visitas às páginas de contas pessoais para ajustar as preferências em relação a personalização dos anúncios.

Ou seja, isso demonstra que, sem os dados, não há campanha de marketing que consiga atingir os objetivos propostos, demonstrando na prática o quanto as martechs são fundamentais.

Por isso, ao contar com os serviços das martechs através da sua empresa de painel elétrico industrial, você tende a contar com vantagens como:

  • Decisões mais assertivas;
  • Otimização do tempo;
  • Mais agilidade;
  • Maior alcance da marca.

Sendo assim, contar com os serviços e dados das martechs é um passo necessário para que a sua empresa se diferencie dos demais e consiga estabelecer estratégias assertivas mesmo em meio a um mercado de extrema competição.

Benefícios das fintechs 

Diante dos diferenciais que as fintechs têm possibilitado, as empresas principalmente do ramo bancário ou seguem esse modelo de negócios ou colocam a sua existência em risco.

Sendo assim, diante da propagação do PIX e da facilidade dos bancos digitais, as fintechs são uma realidade presente desde as casas de todo o país até a compra de um agitador magnético de laboratório de química.

Por isso, para que fique claro o quanto as fintechs são uma realidade e algo que está revolucionando todo o mercado, confira os principais benefícios em relação a esse termo e suas facilidades.

  • São menos burocráticas;
  • São mais especializadas;
  • Utilizam alta tecnologia; 
  • Atendem as necessidades.

Com isso, seguir os modelos e as facilidades que as fintechs têm possibilitado é um passo necessário e que tende a estabelecer muito mais inovações diante de todo o mercado financeiro.

Como funcionam as martechs?

Por mais que as martechs estejam em alta ao se tratar do empreendedorismo e do mercado em geral, ainda se tem muitas dúvidas em relação ao funcionamento desse modelo de negócio.

Pois bem, para que você ou até mesmo uma empresa que trabalha com ponte retificadora trifásica entendam, as martechs fazem uso de tecnologia avançada para oferecer soluções que otimizem alguns aspectos em relação ao setor de marketing.

Sendo assim, esse modelo de negócios está associado justamente aos sistemas de automação, gerando um diferencial e fazendo com que as empresas possam ir ao encontro da tecnologia e dos recursos que o meio digital disponibiliza.

Por isso, estar por dentro das martechs e da sua utilização em sua empresa é um passo necessário e que tende a garantir uma evolução e crescimento constante.

Como funcionam as fintechs?

As premissas e funcionamento das fintechs estão associadas justamente a oferecer serviços financeiros que fujam de toda a tradicional burocracia, oferecendo custos nulos ou muito reduzidos.

Ou seja, para que você diante da sua empresa que vende peças de engate rápido entenda, o funcionamento das fintechs é em essência baseado na tecnologia e na otimização dos recursos utilizados.

Sendo assim, para que possam resumir o funcionamento desse modelo de negócios, as fintechs realizam suas ações se baseando em:

  • Suporte das tecnologias digitais;
  • Inexistência de agências físicas;
  • Grande redução de custos;
  • Soluções rápidas e operações ágeis.

Logo, ao ter esses pontos em mente e até mesmo diante da utilização de alguns recursos que estão presentes em nosso dia a dia, as fintechs e sua funcionalidade ficam bem claras e demonstram toda a importância que possuem diante do universo digital.

Importância das martechs e fintechs

Quando consideramos a importância desses modelos de negócio, eles estão associados justamente à revolução que têm imposto diante de um mercado historicamente tradicional.

Ou seja, eles trouxeram novos meios de pagamento, novos recursos, novas formas de investir e até mesmo alternativas para que as empresas e pessoas possam ir ao encontro de uma tecnologia que gera facilidade e o máximo de precisão.

Por isso, diante das inovações, tecnologias e tudo que esses modelos de negócio tendem a oferecer, eles estão associados a uma solução em relação ao futuro e as constantes transformações que têm surgido.

Sendo assim, estar por dentro de tudo que compõe esses modelos de negócio e saber diferenciá-los é um passo necessário e que tende a garantir muito mais vantagens a sua empresa e seja qual for o meio.

Principais diferenças das martechs e fintechs 

Como foi até mesmo dito no início do texto, entender e ter em mente as principais diferenças desses modelos de negócios é essencial para realizar a integração entre eles e estar por dentro de tudo.

Sendo assim, confira as principais diferenças entre ambos os modelos de negócios e entenda como eles podem ser integrados e a área de atuação de cada um deles.

Área de atuação 

Uma das primeiras diferenciações em relação a esses modelos de negócio é justamente a área de atuação, pois as martechs são voltadas para a otimização de processos de marketing, e as fintechs são voltadas aos serviços financeiros.

Principal funções

Enquanto as martechs devem ser empresas que acompanham a evolução das formas de comunicação das pessoas, promovendo o máximo de facilidade, as fintechs têm como seu principal foco e função a desburocratização de processos financeiros.

Público-alvo

Apesar da tecnologia ser o principal fator que gera uma conexão e contato entre ambos os modelos de negócio, a principal diferença entre elas é que uma é voltada para o consumidor final, enquanto outra tem como seu público-alvo um mercado específico.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

compartilhar: