doula
Posted inGeral

Por que uma doula é importante no momento do parto?

A OMS, ou Organização Mundial da Saúde, reconhece a importância de uma doula na gestação, no parto e nos primeiros momentos com o bebê. 

O momento do parto é muito especial para as mulheres, gerando medo, ansiedade e a certeza de que suas vidas serão transformadas para sempre.

No decorrer da história, em especial antes da evolução da medicina, o parto era acompanhado por parteiras e mulheres mais experientes, que transmitem tranquilidade e informações ao longo do processo.

Dessa forma, a presença das doulas se dava tanto para auxiliar o momento do parto quanto para a adaptação da mãe ao bebê. Mas o que aconteceu foi que de repente, a sociedade moderna passou a desconsiderar o trabalho das doulas.

Com a existência de exames de imagem, acompanhamento especializado por médicos obstetras fez com que essa rede de apoio legítima para a mulher e o bebê ficasse em segundo plano.

Nesse contexto, o parto que sempre foi um acontecimento íntimo, normalmente realizado dentro de casa, passou a ocorrer em um ambiente hospitalar, o que modificou a forma como entendemos esse processo inerente à vida humana.

Pode-se entender que o parto se tornou apenas uma espécie de cirurgia, o que não é a realidade, embora o acompanhamento médico seja indispensável.

Qual é o papel da doula?

Não importa o segmento em que você trabalha, seja com análise preliminar de risco ou como manicure, o momento do nascimento de um bebê é algo único na vida da mulher.

Já de início devemos ressaltar que a doula não oferece suporte médico à gestante, embora em muitos casos essas mulheres conheçam os aspectos técnicos e médicos que envolvem o parto, seja por experiência ou por uma formação prévia em enfermagem, ou medicina.

O foco da doula não se concentra no ato de dar à luz, mas sim em ter toda sua concentração voltada especificamente para a mulher.

Nesse sentido, o papel da doula é oferecer suporte e informações durante a gestação, ao longo do parto e nas preocupações que surgem no período pós-parto, como a amamentação, por exemplo.

Esse é um momento muito especial na vida das mulheres e essas profissionais se fazem presentes criando um vínculo duradouro e muitas vezes fundamental para trazer relaxamento e tranquilidade.

Essas profissionais irão fazer toda a diferença para as futuras mães, transformando o processo que pode ser árduo em algo suave. 

Além disso, as doulas também não substituem os profissionais de saúde necessários para realizar o parto, que devem ao menos estar presentes para garantir a saúde da mulher e do bebê caso a situação fuja do controle.

O papel da doula na gestação

Assim como um vendedor de crachá personalizado pode tirar possíveis dúvidas que possam surgir, a doula esclarece dúvidas em relação aos procedimentos médicos e hospitalares que a mulher irá passar.

Essa profissional auxilia na elaboração de um plano de parto com o casal, com orientações sobre onde será realizado, quem estará presente, como isso vai acontecer e outras preocupações.

Ela orienta em relação aos exercícios que auxiliam a preparar o corpo da mulher para o momento do parto, como:

  • Pilates;
  • Yoga;
  • Atividades pélvicas;
  • Exercícios de respiração.

Além disso, a doula também contribui com a sugestão de terapias complementares, como aromaterapia, meditação e acupuntura, que costumam aliviar dores e incômodos das gestantes no final da gestação.

Ao longo de toda a gravidez é muito importante se alimentar muito bem, então sempre esteja atento à etiqueta de composição dos alimentos que você consome.

O papel da doula no parto

A doula auxilia com apoios não farmacológicos, como banhos, massagens, posicionamento do corpo e movimentos que favoreçam o parto. Elas podem sugerir técnicas de respiração e relaxamento para aliviar a ansiedade, tensões e medos.

Dão também o suporte emocional e ao desempenho da mulher, sendo responsável direta pelo sucesso do parto.

O papel da doula no pós-parto

Após o parto a doula auxilia no período de adaptação que ocorre logo após o nascimento do bebê. Ela fornece dicas para contribuir com a amamentação e promove um suporte informativo sobre as necessidades básicas dos três primeiros meses do bebê.

São passadas orientações em relação ao comportamento do bebê e suas necessidades diárias.

O termo doula, não à toa, tem origem em um termo grego e significa “mulher que serve”, pois se trata de uma mulher que ajuda outra em um momento que, com certeza, está entre os mais especiais da vida de uma mulher e demanda uma preparação especial.

Uma doula pode contar com uma bolsa personalizada enfermagem, pois muitas vezes essas mulheres têm formação na área.

O que diz a OMS?

A Organização Mundial da Saúde reconhece a importância de uma companhia para a mulher durante o trabalho de parto.

De acordo com uma revisão de estudos sobre saúde humana e políticas de saúde publicada em 2019, a OMS é bastante clara a respeito dos benefícios dessa prática para a gestante e também para o bebê.

A OMS se posiciona mostrando que existe um interesse global em oferecer qualidade de atendimento à mãe e ao recém-nascido, incluindo o desenvolvimento, financiamento e sustentação de programas desenhados para esse propósito.

O artigo da OMS destaca que o acompanhamento da gestante é um componente-chave para garantir os cuidados necessários à mulher, sendo totalmente recomendado para uma experiência de parto positiva.

Caso você precise viajar perto da data do parto, leve sua doula com você, assim como um kit viagem personalizado.

A OMS reconhece que o acompanhamento à mulher no período de gestação, durante o parto e após o nascimento pode ser realizado por um parceiro, membro da família, uma doula, um amigo ou um profissional de saúde em que a mãe tenha confiança.

Alguns dos papéis assumidos pelas doulas são a correção de falhas de comunicação entre a equipe do hospital, da clínica ou maternidade com a gestante e sua família. Elas oferecem suporte emocional, físico e não farmacêutico para a dor ao longo do processo do parto.

Além disso, elas defendem os interesses das mulheres e dos bebês a fim de garantir que suas preferências e desejos sejam respeitados nesse momento de fragilidade emocional e física.

Também garantem que as mulheres se sintam seguras e protegidas neste momento tão importante de suas vidas.

A depender do hospital, clínica ou maternidade que você se encontra, existem placas de identificação para portas que garantem mais privacidade.

Quais as vantagens de se ter uma doula?

Existem uma série de benefícios em poder contar com uma doula durante o parto. Pontuamos a seguir alguns destes benefícios.

Mais conforto e segurança

A doula é uma mulher com experiência, que já viveu muitos momentos de parto ao lado de várias mães.

Dessa forma é uma pessoa que pode contribuir de diversas formas para a tranquilidade da mãe, desde o planejamento em si, a alimentação e o apoio psicológico na hora do nascimento.

Aumento de chances de um parto vaginal

Existe uma grande diferença entre a recomendação da OMS e o volume de cesáreas no Brasil.

A entidade sugere um limite de 15%, mas o país ocupa o segundo lugar em quantidade de procedimentos cirúrgicos realizados em parto, com 55%, estando atrás apenas na República Dominicana (58%).

Fique sabendo que o parto vaginal é mais indicado por muitas razões, incluindo benefícios à saúde do bebê e a recuperação física da mãe. Dessa forma, a presença das doulas evita a realização de procedimentos não autorizados pela gestante, como o uso do fórceps, em um exemplo.

Uma dica muito legal é que pais de primeira viagem podem contratar serviços com drone para filmar todos os processos até acontecer o parto, por exemplo, filmar o caminho da residência até o hospital.

Menos uso de medicamentos

Algo que sabemos pela experiência de outras mães e a forma com que os partos são retratados em filmes, é que apesar de natural, se trata de um processo doloroso e particular de cada mulher.

Mas muitas vezes, a presença de uma doula e a troca de informações prévias evita o uso de medicamentos para dor, apostando em terapias que amenizem essas sensações.

Zelo pela mãe e pelo bebê

As doulas contam com grande experiência de forma que podem perceber situações que fogem da normalidade e precisam ser gerenciadas pela equipe médica. Seu foco é zelar pela saúde da mãe e do bebê.

Parto mais rápido

Para futuras mamães que trabalham em uma empresa de ginástica laboral ou em qualquer outro segmento, temos uma informação importante.

Quanto mais rápido é o parto, menos dor para a mulher e menos trauma para o bebê. Existem pesquisas que mostram que a simples presença de uma doula torna os partos mais rápidos.

Uma hipótese para explicar isso é a maior confiança e tranquilidade da mãe estando com uma pessoa que conhece esse momento ao seu lado.

Considerações finais

Ainda que uma doula não substitua a equipe médica, trata-se de uma garantia de suporte emocional e a presença de uma pessoa que vai advogar em favor da mulher e do bebê durante o parto.

Certamente sua presença é garantia de mais conforto e tranquilidade para a mulher quando chegar o momento do nascimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

compartilhar: